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Projeto LAAB

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Publicações

ebook2022 pesquisa em educacao e diversidadeA obra digital “Pesquisas em Educação e diversidade: Inclusão e direito à diferença”, lançado pela editora D.A.C, foi organizado pela professora Dra. Débora Alfaia da Cunha e reúne textos, de autores e coautores comprometidos com a pesquisa cientifica e com a equidade racial e social, como Míghian Danae Ferreira Nunes, Assunção José Pureza Amaral; Claudio Lopes de Freitas; Francisca Andréia Gonçalves Amorim; Geiziane Ferreira de Lima, Gesiel Melo; Gleice Tatiane Barros Silva; Joel Cardoso; Lucivana Oliveira da Silva e Rosalice Queiros dos Santos.
O E-book reúne 3 tipos de artigos. O primeiro grupo, abriga textos originalmente elaborados e apresentados em diferentes eventos da área de educação por integrantes do Projeto de Extensão em ludicidade africana e afro-brasileira (LAAB/UFPA). O segundo grupo, reune produções derivadas de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) orientados pela coordenadora do LAAB. No terceiro, encontram-se publicações de autores convidados, que pesquisaram diferentes aspectos sobre a negritude. Apesar de objetivos distintos, todos os textos versam sobre à diversidade e a inclusão no campo educativo (o que abarca a defesa de direitos das crianças, mulheres, negros, negras, pessoas com deficiência, entre outros).
Importa destacar que o presente e-book não se constitui em trabalho inédito. Contudo, sua publicação é relevante por reunir em uma única obra textos já publicados, mas nem sempre fáceis de serem acessados. A lógica de organização dos anais digitais e as dificuldades técnicas de manutenção de sites de eventos e periodicos, termina, na prática, dificultando o acesso aos textos produzidos.
Essa problemática tem sido respondida por diferentes editoras, por meio da publicação de livros que incorporam os artigos apresentados em eventos, dando maior visibilidade ao trabalho escrito. Seguir essa estratégia é o intuito da presente obra.

Corporeidade e educacaoO e-book “Corporeidade e educação na roda de capoeira angola: reflexões sobre a pedagogia de Mestre Bezerra no final da década de 1990”, de autoria da profa. Dra. Débora Alfaia da Cunha, socializa, em grande parte, a pesquisa originalmente apresentada como monografia para a obtenção do título de especialista em Corporeidade, Esporte e Educação, sob a orientação da Profª Msc. Maria Neusa Monteiro, do Instituto de Educação da Universidade Federal do Pará, em 1998. Agora, o texto foi ampliado, revisado e atualizado para a publicação digital de 2020.
O objetivo da publicação digital de uma pesquisa de duas décadas atrás é evidenciar a atualidade dos valores educativos que emanam da roda de capoeira; bem como fazer um tributo aos velhos mestres, como guardiões da memória e produtores culturais relevantes, além de se destacar a urgência de políticas de valorização desses mestres negros, do reconhecimento de seu papel e importância cultural.
Em um momento em que manifestações contra o preconceito ganham as ruas, é importante lembrar que as estratégias de superação do racismo estrutural, no Brasil e no mundo, passam pela instauração de uma nova episteme, que valorize a diversidade de saberes e práticas, o que implica reconhecer seus produtores, mulheres e homens negros, em especial as velhas e velhos negros. É preciso que suas produções culturais sejam visibilizadas, respeitadas e valorizadas, inclusive economicamente, gerando renda e dignidade.

ebook educacao negritude e interculturalidade laab pro.br
O E-book “Educação, Negritude e Interculturalidade”, organizado pela Professora Doutora Débora Alfaia da Cunha, reúne artigos elaborados e apresentados em diferentes eventos da área de educação por integrantes do Projeto de Extensão em ludicidade africana e afro-brasileira (LAAB/UFPA). Tais trabalhos marcam ainda o início da organização do Grupo de Estudo e Pesquisa em Interculturalidade e Educação (GEPIntE).
O intuito da obra, é se constituir em um canal mais eficiente de divulgação das ações de pesquisa e extensão desenvolvidas pelo projeto LAAB e o GEPIntE.

mancalas e tabuleiros
Estamos disponibilizando um novo e-Book “Mancalas e tabuleiros africanos: contribuições metodológicas para educação intercultural”.
É mais uma obra vinculada ao Projeto de extensão LAAB, da UFPA.
O livro é resultado das experiências acumuladas nas formações de professores e crianças nas oficinas de jogos de tabuleiros e mancalas, realizadas pelo projeto LAAB.
Qualquer parte desta obra poderá ser reproduzida desde que citada a fonte. 

Observação: Caso não esteja conseguindo baixar o e-Book, por favor entre em contato.

capa e Book Brincadeiras Africanas para a Educacao CulturalA presente obra disponibiliza alguns resultados das ações desenvolvidas pelo projeto Ludicidade Africana e Afro-brasileira (LAAB), criado em 2011. O objetivo do projeto era promover capacitação pedagógica para a educação das relações étnico-raciais, com foco no desenvolvimento de metodologias lúdicas.

Resumo
A importância das brincadeiras e jogos para a aprendizagem possui uma vasta literatura científica e uma base teórica consolidada, porém, da teoria à prática, a vivência lúdica ainda enfrenta barreiras dentro do ambiente escolar. Essa contradição justifica a necessidade de mais estudos que permitam uma real inserção da vivencia lúdica na escola e a demonstração de suas potencialidades para a aprendizagem de conteúdos e atitudes socialmente relevantes. Esse é o objetivo do plano de trabalho que toma como referência a ludicidade africana como estratégia didática para o aprendizado das relações etnicorraciais. Delimita ainda o uso da tecnologia e em particular da internet, como ferramenta didática para o ensino da ludicidade e da história e cultura africana. Metodologicamente, o estudo procura identificar a existência de sítios com brincadeiras educativas de origem africana, bem como fontes de pesquisa sobre cultura e história africana e afro-brasileira disponíveis na Web, que possam auxiliar os docentes para a construção de uma Educação antirracista.

O Brasil é um país com uma ampla diversidade cultural que necessita ser valorizada e por muitas vezes respeitada por seus nativos. Nesse aspecto a escola exerce um importante papel na contribuição dessa concepção, os professores precisam estar capacitados para o ensino e a formação continuada faz-se necessária no tocante a tal preparação. O projeto “Ludicidade Africana e Afro-brasileira” busca estreitar as relações no aspecto às culturas em questão que historicamente são discriminadas...

Antecipando-se a esse processo, oprojeto “Educação e Ludicidade africana e afro-brasileira” como já foi dito, pretende contribuir desde já com a formação continuada dos professores juntamente à elaboração de materiais didáticos voltados para o cumprimento da lei10.639/03,e buscar encontrar uma metodologia adequada como auxilio da ludicidade, para que todos em suas mais variadas formas de aprendizado tenham acesso à educação, firmando-se assim um compromisso de combate à desigualdade racial...

RESUMO
O artigo versa sobre a formação inicial e continuada de professores para o ensino da cultura e história africana e afro-brasileira, a partir da perspectiva dos professoresalunos do PARFOR/UFPA, com o objetivo de evidenciar as lacunas na formação desses profissionais para a efetivação da Educação das Relações Etnicorraciais. Metodologicamente, o estudo se configura como uma análise de abordagem qualitativa, realizado através de pesquisa de campo, no Campus de Castanhal. A coleta de dados aconteceu por meio da aplicação de 180 questionários para professores-alunos das turmas de graduação vinculadas ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, durante o mês de julho de 2012. Os resultados indicam a ausência de formação inicial e continuada adequada sobre as questões raciais, em contraste com o grande interesse dos professores entrevistados. A análise conclusiva evidência a urgência da introdução dos estudos culturais, em particular voltados ao “patrimônio negro”, na formação inicial e continuada de professores, para que estes possam se sentir mais instrumentalizados à implantação nas escolas dos objetivos antirracistas da legislação educacional vigente.

 
 
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